
Neste início, apenas idosos acamados e domiciliados receberão a vacina
Jandaia Caetano/Semcos –
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o município recebeu o 3º lote da vacina contra a Covid-19. Foram mais 100 doses da CoronaVac que passam a ser utilizadas nesta semana para vacinar 100 pessoas. A 2ª dose será aplicada 28 dias após a primeira.
Em Mundo Novo, os idosos com mais de 80 anos que estejam acamados ou domiciliados (ou seja, não saem de casa e precisam de auxílio para atividades internas e externas) passam a ser vacinas na sua residência.
Porém, a coordenadora municipal de Epidemiologia, Daniele Laguna, esmiuçou que alguns servidores públicos Saúde que estavam com Covid já estão aptos para receber a vacina. Outra categoria inclusa foi a de Bombeiros, pela ação direta com pacientes da Saúde.
“Não concluímos ainda os profissionais de saúde da iniciativa privada, mas, mais alguns devem receber agora e o restante aguardar o próximo lote”, explicou Daniele.
A coordenadora ainda apontou que como poucas doses estão sendo entregues, a Secretaria Estadual de Saúde permitiu um plano municipal para os municípios. “Resolvemos incluir os idosos mesmo antes de cobrir os profissionais de Saúde totalmente, seguindo determinação do Governo do Estado”, concluiu Laguna.
Seguindo o Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19, a Saúde do município apresentou a estratificação:
- Idosos acima de 80 anos acamados e domiciliados;
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos de 70 a 79 anos acamados e domiciliados;
- Idosos de 70 a 79 anos;
- Idosos de 60 a 69 anos acamados e domiciliados;
- Idosos de 60 a 69 anos.
Boletim Coronavírus 1º/02/21 – Atualizado às 17h00 do dia anterior
Ativos – 63
Recuperados – 812
Óbitos – 9
Geral – 884
Suspeitos – 20
Descartados – 1.569
Monitoramento – 198
Residências – 69
Crianças – 32;
Idosos – 09;
Monitoramento Concluído – 5.404
População Vacinada – 271:
Idosos – 30
Profissionais de Saúde – 241
Obs. Cinco pacientes internados em hospital: três na UTI em Dourados, um na UTI em Naviraí e uma na enfermaria em Dourados.
Texto – Jandaia Caetano/Semcos