#PraCegoVer #PraTodosVerem - Imagem com fundo alternado entre o branco e o cinza, com escrita em preto; informações já citadas no texto e de monitoramento de 44 pessoas e 21 residências, além de monitoramento concluído 485 pessoas e 157 residências. Contendo 7 suspeitos, 38 descartados, Positivo 4, Ativos 2, e recuperados 2

#Saúde

Na manhã desta terça-feira (02), a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde informou que há sete casos em investigação em Mundo Novo, seis destes de contatos com casos diagnosticados positivos na cidade – quatro coletados na tarde de segunda (1º).

Com o aumento de números de casos no interior, o Laboratório Central de Saúde (Lacen-MS), em Campo Grande, está excedendo o tempo estabelecido anteriormente de até 72 horas para apresentar os resultados dos exames.

Os pacientes – positivos e investigados – têm acompanhamento da Saúde do município e estão em isolamento social, segundo a coordenadora de Monitoramento Pâmela Ferreira. O quadro de saúde dos casos positivos e investigados é estável, com monitoramento residencial.

Teste rápido indicou um resultado positivo e quatro negativos

Teste Rápido indicou um resultado positivo e quatro negativos
Na noite de segunda-feira (1º) foram realizados mais três testes rápidos cedidos pelo Ministério da Saúde, todos com resultado negativo. No mesmo dia, outro teste rápido já havia indicado o segundo resultado positivo ativo no município (dois em abril já foram recuperados).

A coordenadora municipal de Epidemiologia, Daniele Laguna, explicou o procedimento entre os materiais coletados e enviados ao Lacen e os testes rápidos:

“Quando o paciente apresenta sintomas até o sétimo dia, o protocolo nos indica para coletar o material e enviar. Só após este período é que podemos fazer o teste rápido”.

Daniele apontou que os testes rápidos feitos pela secretaria de Saúde são confiáveis e não necessitam de contraprova, pois vem de laboratórios renomados e cedidos pelo Ministério da Saúde.

Texto: Jandaia Caetano/Semcos
Banner: Carina Yano/Semcos