Conforme a lei, o Plano Municipal para Primeira Infância deve ser publicado até o dia 6 de novembro e colocado em prática já no próximo ano
Raysa Almeida/Semcos –
Na última quarta-feira (30), na Câmara de Vereadores de Mundo Novo, foi realizada a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), uma iniciativa que busca fortalecer a atenção e os direitos das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, garantindo que suas necessidades sejam ouvidas e atendidas.
Durante a audiência, foram apresentadas as diretrizes que guiarão o PMPI, visando garantir que as políticas públicas reflitam de forma eficaz as necessidades das crianças e suas famílias.
A audiência estabeleceu o compromisso do município com todas as crianças de zero a seis anos. Esse movimento é um cumprimento da legislação e tem o objetivo de integrar a educação, assistência social, cultura, saúde e o planejamento estratégico do município, focado na melhoria dos serviços que são disponibilizados e no atendimento das crianças.
“Acreditamos que nossas crianças são o futuro do país e elas já tem se destacado em nível estadual. Recentemente, conquistamos o 3º lugar entre os 79 municípios, após uma avaliação que mostrou que apenas quatro cidades alcançaram os índices superiores a 80% no domínio da leitura e da escrita. Esse resultado já atende à meta prevista para 2030, e queremos continuar investindo em nossos pequenos gigantes”, apontou o coordenador de Programa e Projetos da Semed, Thiago Couto.
Autoridades como o prefeito Valdomiro Sobrinho, a secretaria de Educação (Semed) Camila Rubim e os vereadores Eliete Tel e Kaudi Filho estiveram presentes. Antes do debate, houve apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Carlos Chagas.
