Júlio Peixoto/Semcos –

Com calendário para o próximo ano sendo elaborado, a Associação Mundonovense dos Artesãos (AMA) encerra o ano com uma Feira Especial de Natal, no próximo dia 18 de dezembro (sábado), no calçadão da Avenida Castelo Branco.

O evento também contará ainda com exposição de carros antigos, promovido pelo vereador Evaldo Carlos.

Neste ano, a AMA recebe um novo fôlego com a participação do artesão e artista plástico Ademar Silveira, membro desde 2005 , que indicado pela recente diretoria, assumiu a presidência com apoio de todos os membros; além da Câmara de Vereadores e governo municipal.

A diretoria tem ainda as artesãs Ravenna Lamara, como vice-presidente, e Sabrina Mayra, diretora financeira. A entidade conta com 60 associados.

A história

Em 18 de setembro de 1991, com o apoio do departamento de Cultura da época, representada pelo sr. Moisés Martins, a primeira diretoria da Associação foi formada.

Com 25 artesãos reunidos em uma sala na Av. Brasil, 901, onde hoje funciona a Farmácia São Paulo, assim nasceu a AMA – Associação Mundonovense de Artesãos. Em abril de 2003, a AMA passou a atender na esquina na Voluntários da Pátria com a Sete de Setembro.

Em 2008 conquistaram a sede própria, denominada “Casa do Artesão”. Trinta anos se passaram. Destaque para os integrantes que mantiveram a AMA neste período: Ivone Greshuk, Maria Neusa Basseto, Talmor Andrade, Tarcísio Andretto, Rosane Paludo, Miriam Bolfe, Izabel Narciso, Maria Cleuza, Maria Landa; e tantas outras pioneiras.