Jandaia Caetano/Semcos-

No site www.mundonovo.ms.gov.br, logo parte superior, no ícone Administração – Secretarias Municipais, o cidadão pode acessar o resumo de todas as secretarias

A série Conhecendo os Gestores apresenta a Secretaria Municipal de Agricultura, que é comandada por Geraldo Jerônimo Lopes, produtor rural do município e que já havia sido secretário no governo de Antônio Cavalcante e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na década de 80.

Geraldo é um dos dois secretários da atual administração que está no mesmo cargo desde o início do primeiro mandato do prefeito Valdomiro – o outro é o secretário de Comunicação Social, Jandaia Caetano.

Além do atendimento aos produtores, o atual período fica marcado pela recuperação para o município da área do Parque Industrial I (próximo ao Rancho Caroline), que hoje é a sede da secretaria, com escritório, cozinha, banheiro, galpão e garagem para os maquinários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária

Parque Industrial I, Rua Antônio Doná

Fone: (67) 3474-2263;

Atendimento ao Público: 7h00 às 13h00;

1. Departamento de Veterinária:

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, órgão diretamente subordinado ao prefeito municipal, incumbe implementar e desenvolver a política local de desenvolvimento agropecuário: apoiar, incentivar e subsidiar os pequenos e micros produtores rurais: viabilizar acordos, convênios e outros, objetivando implementar a produção local, bem como implantar no município, projetos experimentais e/ou de apoio à agropecuária: implementar em coordenação com os Órgãos estaduais pertinentes o projeto de melhoramento e aproveitamento racional de micro bacias: pugnar para o melhor aproveitamento das várzeas; manter, em articulação com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, patrulha mecanizada de apoio aos produtores rurais e desempenhar outras atividades que lhe forem determinadas pelo prefeito municipal.

Secretário Municipal de Agricultura – Geraldo Jerônimo

Geraldo nasceu no Estado do Rio de janeiro e aos nove anos se mudou com a família para Astorga (Pr) para o trabalho de colono em propriedades rurais. Segundo Geraldo, “o pai colocou todo mundo da família em um pau de arara e fomos para o Paraná”.

Aos 19 anos, mudança para Assis Chateaubriand (Pr) e a aquisição, por parte do pai, dos primeiros cinco alqueires de terra. Em 1979, Geraldo se mudou para Mundo Novo, em uma propriedade na Gleba 05 (linha Internacional) – hoje, município de Japorã.

Em 1992 Geraldo vendeu sua propriedade em Japorã e adquiriu uma na Estrada do Jatinho, que tem até hoje. Em 1998 passou a residir no bairro Copagril, na Avenida Salvador.

Geraldo foi vereador de Mundo Novo de 1989 a 1992. Em 2009 foi secretário municipal de Agricultura e permaneceu até 2012. Voltou ao cargo em 2017. Era conhecido como Geraldo do Sindicato, já que em 1983 entrou para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mundo Novo e foi presidente do mesmo entre 1984 e 1989.

Naturalidade: Itaperuna (RJ) – 05/12/1947