Raysa Almeida/Ascom –
Na última quarta-feira (25), a Coordenadoria da Mulher de Mundo Novo realizou uma formação para servidores da rede de atendimento à Mulher vítima de violência doméstica no Anfiteatro da Uems. A formação contou com a participação de Manuela Nicodemos da subsecretaria de Politicas Públicas para as Mulheres da Secretária de Estado e Cidadania.
Foi formado o grupo de trabalho na formação do fluxo de atendimento à Mulher vítima de violência doméstica e feminicídio. Fazem parte do grupo, Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança e Sociedade Civil.
Em 2025, no Mato Grosso do Sul (MS), foram registrados 14 feminicídios consumados e mais de 8.500 casos de violência doméstica contra a mulher em apenas seis meses, de acordo com dados oficiais. No ano anterior, 2024, foram contabilizados 35 feminicídios, 89 tentativas e mais de 20 mil ocorrências de violência doméstica. A violência física é a segunda mais registrada, com 29,7% dos casos. Mulheres pretas e pardas são as principais vítimas, representando 60,4% dos casos de violência contra mulheres adultas.
É importante ressaltar que esses dados são apenas um recorte do que foi registrado e podem não refletir a totalidade dos casos, visto que muitas vítimas não denunciam a violência.
Tipos de violência – Violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.
Dados: gov.br – Secretaria de Segurança Pública