#Semcos

Recentemente o Governo de Mundo Novo anunciou que dezenas de carteirinhas estavam prontas nos dois Cras do município – Universitário e São Jorge – e não estavam sendo recolhidas. Com o anúncio, alguns munícipes reclamaram da dificuldade em conseguir acesso a passagem gratuita.

Relatado a denúncia ao Cras Universitário, o referido Centro de Referência de Assistência Social indagou as empresas de transporte rodoviário que atuam na cidade. Segundo Cristiélen dos Reis, um funcionário de uma empresa relatou que tem empresa que burla lei para evitar a obrigatoriedade de conceder duas vagas para a gratuidade 100% e duas vagas para gratuidade de 50%.

Como a Lei nº 10.741/03 dá direito aos idosos das gratuidades aos ônibus convencionais, algumas empresas registram o veículo como ‘Executivo’, resguardando apenas um ‘Convencional’ por semana. Desta maneira, eles pagam mais impostos pelo ônibus executivo, mas ficam desobrigados da gratuidade aos idosos.

Assim, a secretaria municipal de Assistência Social recomenda que os pedidos sejam feitos com antecedência. Há folders explicativos nas empresas e o necessário é o idoso apresentar o documento e a carteirinha (tem direito idosos com renda de até 2 salários mínimos).

Confira a oferta das empresas por ônibus

Viação Umuarama:

2 vagas 100%;
2 vagas 50%.
Obs. O pedido pode ser feito todos os dias. Tendo a vaga eles já disponibilizam a viagem; para destinos mais longos, a espera pode demorar uma semana.

Viação Garcia:

2 vagas 100%;
Sem limite para 50%;
Obs. A viagem mais comum é para São Paulo, que deve ser solicitado na quinta-feira. Quanto mais longe, maior a espera; ela pode chegar a dois meses.

Viação Eucatur:

2 vagas 100%
Sem limite para 50%;
A viagem mais comum é para campo Grande, que pode ser solicitado todos os dias. O tempo de espera varia conforme o destino escolhido.

Texto: Jandaia Caetano
Fonte: Cristiélen dos Reis
Foto: Neco Rocha

#PraCegover – Imagem de veículo da Viação Umuarama no embarque e desembarque da Rodoviária de Mundo Novo.