PraCegoVer - Banner de divulgação de vacinação antirrábica (banner: Jornal A Verdade).

#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!

A coordenadoria de Vigilância Sanitária de Mundo Novo informou que a partir da próxima segunda-feira (17) o setor estará visitando a Zona Rural – casa por casa – para vacinação antirrábica. A vacinação, segundo o coordenador Merques Nascimento, deverá começar pelo Assentamento Pedro Ramalho.

Cães e gatos deverão ser vacinados. Merques orienta que é bom o proprietário do animal apresentar a carteirinha do cão e/ou gato. Outro pedido é que o proprietário de um cão “bravo” deve manter o mesmo preso, diante da iminência da visita dos agentes na próxima semana. Em meados de outubro a vacinação acontecerá na área urbana.

RAIVA É DOENÇA, QUASE SEMPRE, FATAL

A vacina contra a raiva é anual e uma obrigação do “dono” do animal. A raiva é um vírus mortal transmitido para as pessoas pela saliva de animais infectados. Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal.

No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

Procure atendimento médico imediatamente depois de uma mordida ou suspeita de mordida. Não há tratamento específico para a raiva. Depois que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal. Uma vacina pode prevenir a infecção.