#secretariamunicipaldeSaúde

Nesta sexta-feira (27), a partir das 7h00, na Pratic’s Buffet e Café (antiga Donatela), Mundo Novo terá os seus representantes no Comitê Interfronteirço de Saúde e receberá os representantes de Guaíra e do departamento de Canindeyu (Paraguai) para mais uma reunião que definirá ações integradas dos envolvidos.

Após encontros em Salto del Guayrá e Guaíra, o de Mundo Novo definirá a primeira grande ação do Comitê, a vacinação em conjunto do próximo dia quatro de outubro – provavelmente na fronteira seca entre Mundo Novo e Salto del Guayrá.

Segundo a vice-prefeita de Mundo novo Rosária Andrade, secretária de Gestão e Planejamento e ex-secretária municipal de Saúde, “diante do natural e grande fluxo de pessoas na região da fronteira, a Saúde precisa de um olhar, organização e investimento diferenciado”.

A primeira preocupação é a volta de doenças que estavam consideradas erradicadas e estão voltando. Diante disto, o primeiro passo é a vacinação contra febre amarela e sarampo no próximo dia quatro. Autoridades estaduais e federais e dos dois países serão convidados para o trabalho do dia 04, incluindo aí gestores da Itaipu Binacional.

De Mundo Novo, na última reunião em Guaíra, participaram a vice-prefeita Rosária Andrade, o secretário de Saúde Evaldo Carlos, a coordenadora de Atenção Básica Alessandra Antunes e a coordenadora de Epidemiologia Micheli Trecossi.

Texto: Jandaia Caetano
Foto: Arquivo Semcos

#PraCegoVer – Imagem da sala de vacinas do UBS Central com enfermeira aplicando vacina no paciente