Gabinete do Prefeito

Telefone: (67) 3474-1144 (Ramal 210)
E-mail: prefeitura2017mn@gmail.com
Endereço: Avenida Campo Grande, 200, Berneck

Prefeito Valdomiro Sobrinho Brischiliari

Prefeito Valdomiro Sobrinho (foto: Jandaia Caetano/Semcos)

Nascido em Jandaia do Sul (Pr), em 06/07/1954, filho de Vergílio Brischiliari e Nair Seni.

Valdomiro Sobrinho nasceu em Jandaia do Sul. Morava em Marumbi, então distrito de Jandaia (hoje emancipado). Uma cidade pequena do Norte do Paraná.

Lá desenvolveu amizade com Carlos Ratinho Massa. Estudou em colégio agrícola, em Santa Mariana e Foz do Iguaçu. Resolveu enveredar pelo futebol e foi profissional do Operário (Ponta Grossa), Jandaia Esporte Clube, Tiradentes (Piauí) e Comercial (Terra Roxa), dentre outros.

Em 1.981 chegou a Terra Roxa e após disputar o Campeonato Paranaense de Futebol de Segunda Divisão, ingressou na Rádio Fronteira D’Oeste. Começava ali uma história de amor e sucesso com a comunicação.

Na sequência, Valdomiro trabalhou na Rádio Guaíra AM e Siriema FM, em Guaíra (Pr). Em 1.989 se mudou para Mundo Novo (MS), participando do ‘time’ de locutores que inaugurou a então Rádio Mundo Novo FM, hoje Pantanal FM.

Valdomiro também trabalhou na Rádio Eldorado, de São José dos Pinhais – região metropolitana. Ao lado do amigo Ratinho, já deputado federal, e atuou na CNT, em Curitiba, nos anos de 1.993 e 1.994.

Voltou para a região em que mora atualmente, em 1.995 e desde então deu prosseguimento na sua carreira na comunicação. Além de rádio e TV, Valdomiro também assessorou câmaras municipais e prefeituras, além de prestar serviços em jornais.

Além de locutor, Valdomiro gerenciou várias rádios e trabalhou como promotor de eventos culturais e desportivos. Foi presidente do União Recreativo Social Olímpico, o URSO de Mundo Novo, de 2.000 a 2.009, clube de futebol profissional.

Na área política disputou o cargo de deputado estadual pelo Paraná em 1.990, pelo PSDB de Terra Roxa. Em 92, o cargo de vereador em Guaíra – pelo PMN. Em 1.996, disputa para a Câmara Municipal em Mundo Novo, pelo PMDB (atual MDB).

Em 2.000, perdeu as prévias do PT de Mundo Novo que indicou Humberto Amaducci candidato a prefeito. Voltou a disputar uma eleição apenas em 2.016, pelo PR (atual PL), quando se elegeu prefeito. Em 2.020, foi reeleito, já no PSDB.

Mesmo prefeito, Valdomiro Sobrinho não deixou de fazer seus programas de rádio. No primeiro mandato, de forma diária (das 14h00 às 16h00). Hoje, aos sábados, das 10h00 às 12h00. O tradicional programa “A Cara do Brasil’ – no ar desde meados de 90.

Ele define o rádio “como a minha vida”. São 40 anos de profissão dedicados ao rádio. Perguntado como quer ser definido em um futuro (já falecido), Valdomiro declarou que quer ser lembrado como o radialista Valdomiro Sobrinho. Ele é formado em Letras, pela Unipar, de Umuarama e recebeu o título de cidadão honorário de Mundo Novo em 2012 e cidadão sul-mato-grossense em 2022.

Valdomiro tem cinco filhos e está no seu terceiro casamento. Sua atual esposa Gislaine Rocha, está ao seu lado há 24 anos. O seu casamento com o rádio já dura mais de 40 anos.

Vice-prefeita Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade

Vice-prefeita Rosária Lucca Andrade (foto: Carina Yano/Semcos)

Vice-prefeita Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade

A vice-prefeita Rosária chegou em Mundo Novo em 1983, para trabalhar como diretora de Saúde e assistente social, na primeira gestão de Daudt Conceição (83/85). Depois, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde – já no segundo mandato de Daudt (89/92) – e ajudou a implantar o SUS no município, com a municipalização do ‘Posto de Saúde Central’, a criação de um em Jacareí –então distrito de Mundo Novo – e a restruturação do de Japorã. Implantou, ainda, o primeiro Conselho Municipal de Saúde.

Após o período como gestora na Saúde, Rosária voltou a função de assistente social, cargo pelo qual passou em concurso na década de 80. No final da década de 90 assumiu a pasta da Assistência Social, no período do então prefeito Kléber Côrrea.

Voltou a ser secretária municipal de Saúde na gestão do prefeito Antônio Cavalcante (09/12). Já como vice-prefeita eleita, foi secretária de Governo e, depois, de Gestão e Planejamento no primeiro mandato do prefeito Valdomiro Sobrinho (17/20).

Rosária está no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), partido pelo qual foi reeleita vice-prefeita. Ela foi eleita vice-prefeita pela primeira vez pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira). Já pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) teve candidaturas ao Legislativo, onde alcançou, no máximo, a 1ª suplência.

A família de Rosária se mudou para Mundo Novo na década de 70. Ela chegou em 1983, após ter se formado em Serviço Social, para o cargo de assistente social, através da Fundação Valeparaibana de Ensino.

Aos 16 anos, Rosária se mudou com a família de Maringá (Pr) para São José dos Campos (SP). Lá, trabalhou como secretária e diretora comercial no Jornal Valeparaibano, por quatro anos. Na sequência, por mais quatro anos, foi secretária executiva da Engesa (Engenheiros Especializados S/A), que trabalhava nos setores petrolíferos, automobilísticos e bélicos.

Naturalidade: Maringá (Pr) – 14/04/1960