#Semcos
Mantenha a carteirinha de vacinação do seu filho em dia!

Mundo Novo não conta com nenhum caso de Sarampo, mas 43 municípios do país estão com surto da doença. Desta feita, a nova coordenadora municipal de Imunização Micheli Tricossi, alerta para que os pais que pretendem viajar a estes três estados, que levem seus filhos para a imunização com 15 dias de antecedência da viagem.

As vacinas normalmente são dadas no 12º mês de vida da criança (Vacina Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba e Rubéola) e no 15º mês (Vacina Tetra Viral, + varicela). Porém, se for viajar para um destes locais, bebês a partir de 6 meses podem ser vacinados.

Tomando a vacina anterior ao calendário não permite que a criança deixe de tomar as duas vacinas no período indicado. Se um pai perdeu o prazo, ou mesmo um jovem até os 29 anos, este deve tomar as duas vacinas. Dos 30 aos 49 anos, uma dose deve ser ministrada para esta faixa etária. A partir dos 50 anos não é mais necessário.

Confira os municípios que estão com surto de sarampo:

Bahia – Salvador;
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Paraty e Nilópolis;
São Paulo – Atibaia, Barueri, Cassapava, Caieiras, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Embu, Estrela D´Oeste, Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Iguaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté.

Texto: Jandaia Caetano
Fotos: Neco Rocha
Banner: Ademar Silveira

#PraCegoVer – Imagens da nova coordenadora municipal de Imunização, Micheli Trecossi, em sua sala, sentada defronte ao computador; outra sorrido para a câmera; banner com a imagem do Zé Gotinha e informações sobre a necessidade da imunização.