Escola Municipal Carlos Chagas: localizada no bairro Fleck. #PraCegoVer - Imagem da fachada da Escola Carlos Chagas.

#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram na segunda-feira (3) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foram avaliados no ano de 2017 os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O cálculo do IDEB é obtido pela média do exame de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação.

A escola vem evoluindo a cada observação do IDEB, que acontece de dois em dois anos. No primeiro ano observado a nota ficou em 2.0 para estudantes do 5º ano, no referido ano foram incluídos os alunos da modalidade MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), o que não ocorre mais, pois prejudicou várias escolas devido ao índice de abandono que reflete na taxa de aprovação.

Nos anos seguintes a evolução tem sido gradativa e significativa, chegando a NOTA 5.0 para o 5º ano, cuja meta projetada pelo INEP seria de 4.3. Com o resultado a escola Carlos Chagas alcançou nota superior à meta projetada para 2021, conforme tabela apresentada.

Para o 9º ano o salto de evolução foi significativo, pois a nota observada no ano de 2013 foi de 2.9 enquanto que em 2017 alcançou 4.1, atingindo a média projetada para 2019.

A respeito das notas alcançadas a secretária municipal de educação, Roseli Brasil, declarou: “Estamos muito felizes com os resultados, pois os estudantes da Escola Carlos Chagas superaram as expectativas da última avaliação do IDEB. A qualidade de ensino se conquista, com planejamento, sabedoria, com compromisso e atitude, e, principalmente, com trabalho de equipe. Atitudes estas que contribuíram para o sucesso alcançado pela Escola nos resultados no IDEB de 2017. Parabéns a todos os agentes desta conquista, alunos, funcionários administrativos, pais de alunos, direção, coordenação, professores, equipe técnica da secretaria de Educação e o Governo de Mundo Novo”.

E continuou: “Ultrapassar as perspectivas previstas, atingindo antecipadamente as metas de 2021 e 2019, evidencia o quanto a determinação de todos fez com que a Escola Municipal Carlos Chagas obtivesse os resultados apresentados, Programas e projetos realizados, tais como Novo Mais Educação, Projeto de Leitura, Simulados, Projeto Consciência Ambiental e Nutricional na Escola, entre outras atividades. A todos o nosso mais sincero reconhecimento e gratidão por tudo”, concluiu Brasil.