Campanha de vacinação chama a responsabilidade dos pais. #PraCegoVer - Imagem de banner conclamando a responsabilidade dos pais.

#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!

Crianças de 1 ano à menores de 5 devem ser vacinadas; Pais devem levar carteirinha

A secretaria municipal de Saúde informou que está em curso a campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite. A Sala de Vacinas fica no UBS Central Valdir Pazotti e atende das 6h00 às 18h00.

Sob a ameaça de retorno de doenças que eram consideradas erradicadas e com a queda de recém-nascidos vacinados o Ministério da Saúde anunciou o início da campanha.

A nova coordenadora da Sala de Imunização, Alessandra Antunes, informou que a vacina acontece para crianças de 1 à menores de 5 anos. As mães devem levar a carteirinha de vacinação dos filhos. Alessandra também anunciou que o Dia D da Campanha em Mundo Novo será no próximo dia 18 (sábado), das 7h00 às 17h00 no UBS Central.

POLIOMELITE

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

SARAMPO

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina. Fonte: Redação Bonde / Blog da Saúde.