#Semcos – Porque o povo tem o direito de saber!
𝗣𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿 𝗷á 𝗮𝗻𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝘂 𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂çã𝗼 𝗱𝗲 𝟰 𝗮𝘃𝗶á𝗿𝗶𝗼𝘀

Uma importante reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (07) no gabinete do prefeito Valdomiro Sobrinho (PR), com a presença de autoridades do executivo e da empresa Bello Alimentos. Na reunião ficou definida um novo encontro para o dia 28 deste mês, no Anfiteatro Dorcelina, com a presença de vereadores, integrantes do governo local, produtores e membros da Frango Bello.

Nesta reunião já devemos ter um mapeamento com os produtores que vão produzir o frango e construir os aviários. A indicação inicial é de que em torno de 20 produtores já mostraram interesse.
Se todos estes interessados definirem participar da produção de frangos, e construírem 2 aviários cada um, já teremos mais de 20 milhões de investimento girando no município com geração de empregos no setor (para cada 2 aviários, são utilizados de 10 á 15 operários).

𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐍𝐨𝐯𝐨 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐮 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐚 𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦 𝐚𝐝𝐞𝐫𝐢𝐫

Na reunião, o governo local confirmou a contrapartida para que a empresa possa ter esta parceria com os produtores. Ações como manutenção de estradas, terraplanagem e cascalhamento foram abordados e tiveram o sinal positivo do governo.

Cada aviário gera de 2 a 3 empregos diretos, e o mesmo de empregos indiretos. Ou seja, o setor (só confirmando 20 produtores) já geraria em torno de 200 empregos. Segundo Rodrigo Cháves, responsável pelo setor de expansão da empresa, “Mundo Novo é estratégica para a nós”. A expansão da Bello programada é para 100 aviários na região e dependendo do interesse dos produtores, Mundo Novo poderia ter este número construído.
Chaves citou que uma construção de dois aviários leva em torno de 6 meses e que o projeto é para curto prazo, com possibilidade de já termos este ciclo iniciado ainda este ano.

Produtor já anunciou investimento; Empresa garante que mesmo prazo do financiamento será o do contrato com o produtor

O produtor Vilson Ferrari anunciou no encontro que deve fazer o financiamento – em torno de R$2,3 milhões – para a construção de quatro (4) aviários. O financiamento deverá ser aprovado entre 10 e 12 anos e, pelo mesmo período, a Belo Alimentos faz um contrato com o produtor. Ele sai pelo FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e tem taxa de 6,23% ao ano.

Cada aviário produz em média 33.600 aves com abate entre 48 e 52 dias (peso médio de Kg 3,3). Segundo Rodrigo, a empresa usa o que há de mais moderno no mundo em tecnologia e exporta 60% da sua produção. A Bello já tem parceria em Mundo Novo com a Copisc (Cooperativa dos Piscicultores) – na compra de filé – e tem investimentos em Eldorado e Itaquiraí.

Participaram da reunião os secretários municipais da Incotur (Indústria, Comércio e Turismo), Richardson Prates, Agricultura (Geraldo Lopes), Gestão e Planejamento (vice-prefeita Rosária) e o controlador Geral do município Milton Ferro. Reunião anterior entre a empresa, produtores e a secretaria municipal de Agricultura já havia sido realizada.